Desde sua indicação para Papa que tenho uma paixão pelo Papa Francisco.Paixão no sentido de amor puro pela bondade,humildade e compreensão com as pessoas.Sentimento que tive quando criança pelo Papa João XXIII. Ontem larguei tudo que estava fazendo para acompanhar sua chegada ao Brasil.Me emocionei a todo instante e pude comprovar que meu sentimento só tende a aumentar a medida em que suas palavras vão sendo espalhadas como vento sobre o mundo.
Eis um resumo do seu primeiro discurso:(via Faustino Teixeira)
1. O toque da delicadeza: acessar ao Povo Brasileiro pelo portal do coração. E bater "delicadamente" nesta porta.
2. O toque da humildade: trata-se de um pastor que vem ao encontro do povo sem ouro ou prata, mas trazendo o calor daquilo que de mais precioso habita o seu coração: Jesus Cristo.
3. A sede de Paz:... uma paz que seja para todos.
4. A sede de Justiça: expressa com todo vigor para os jovens: ""Criem um mundo de irmãos"
Ao final de seu pronunciamento, talvez a parte mais bonita de seu discurso, e também a mais profética:
"A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; isso significa tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar neles as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos"
Está aí a chave: "A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário